quinta-feira, 29 de março de 2018

O MISTICISMO DO CÍRCULO


             O MISTICISMO DO CÍRCULO

          O círculo tem uma simbologia muito forte nos mais diversos âmbitos, indo da pura ciência às energias e o misticismo que o envolvem. O círculo representa um ciclo, sua imagem sem fim, sem ângulos, denota a complexidade ao mesmo tempo da sutileza e repetição da vida, tem seu início e fim sem deixar de ser cíclico. Representa a totalidade do universo, a perfeição, o todo, a atemporalidade...
            
            Nise da Silveira, psicanalista brasileira, tratou de pacientes psiquiátricos de estado grave através da arte, permitindo que fizessem pinturas livres, e, de acordo com a melhoria deles, as formas que pintavam deixavam de ser abstratas e passavam a ser circulares. Nise concluiu através de seus estudos que o círculo revela também a ordem mental, a organização e maior discernimento de pensamentos.
         
          Além da imagem descrita, o fator visual, o círculo também é estudado pela física e natureza. O movimento de dissipação de energias, é circular, como Van Gogh retrata em sua obra Noite Estrelada. Fora o estudo referente a sequência de Fibonacci, a chamada proporção áurea, que é replicada no cotidiano em objetos artificiais tal como se apresenta na natureza, no formato das conchas, desenvolvimento de pinhas, girassóis... O próprio movimento da terra e dos planetas é circular! Além de que aparece desde sociedades remotas, como nas pirâmides gregas e algumas obras do Renascimento.
 Agora, de que forma esse mistério fascinante sobre essa forma interfere em sua vida? Bem, deve ser feita uma relação de ações, movimentos, tanto físicos quanto mentais. O pensamento cíclico é essencial, tal como imaginar objetos, pessoas, envoltos por um círculo de luz. A dança circular propaga por meio disso a união, interação e cooperação de seus participantes. É trazer essa aura de infinidade e vida para o mundo palpável. Fazer sua parte usando de recursos bem acessíveis!

___________________________________________________________________

Raquel Helena: 
                         "Eu nasci sem ter idade, meu sangue é de gasolina
                 casei com sete planetas, amei a velocidade"

          Assim como Os Mutantes, em mim reverbera o prazer de fazer da escrita um ato revolucionário. Uma ação a favor do tempo e contra o irremediável esquecimento das coisas simples. E em toda a complexidade do mundo opto em desfazer padrões e criar meios mais sólidos e livres.  Sou recém maior de idade, desde sempre apaixonada pelas artes.  Autodidata, amante dos idiomas e musicista. O próprio nome diz muito sobre mim, Raquel, Ovelha Mansa- um poço de calmaria e tolerância.

sexta-feira, 9 de março de 2018

AS FASES DA LUA E VOCÊ


                                                 Como as fases da lua te influenciam?



A lua, como de conhecimento geral, possui várias fases, portanto cada fase tem sua influência e participação na vida de cada indivíduo- principalmente as mulheres, visto que o ciclo menstrual segue um padrão que pode ser comparado com o ciclo lunar, além de suas mudanças que permitem energias propícias para determinadas ações e decisões. Engloba a fertilidade, as marés, plantações e muito mais: a natureza toda, esse ciclo intrínseco da vida!


            A Lua nova foi a fase que iniciou o ano de 2018, essa fase representa o nascimento da lua, uma aura cheia de energia que remete ao início de novas atividades; começar algum plano que tenha sido postergado por você e outras situações do tipo. Povos mais antigos criam que seria o período mais repleto de energias incentivadoras, encaravam esse momento como o fim da escuridão.
       


     A fase seguinte nesse ano é a Lua Crescente, que também carrega um significado muito forte, referente a durabilidade e medo de falha. É o período ideal para iniciar um relacionamento ou encontrar um emprego. É tempo de perder a insegurança. 
         







   Após esta, chegamos à Lua Cheia, sua fase mais iluminada e brilhante, a fase das energias mais impulsivas, é tempo de ousar (sem tomar decisões precipitadas!) e aproveitar toda essa aura de eficiência para realizar trabalhos que exigem rapidez e esforço. Lembrando que a Lua Cheia é também conhecida por ser a lua dos apaixonados, o que nos leva do amor ao sexo.
         

 Por fim, a Lua Minguante, a que fecha esse ciclo místico e maravilhoso da natureza, carregando consigo uma atmosfera de introspecção, conhecimento de si e reflexão. Período de descanso e consciência, rever tudo que foi passado no mês também significando o fechamento/finalização, o que pode se encaixar em sua vida profissional e pessoal.
          
  Esses são os fatores energéticos das fases lunares, mas ainda há muito que a ciência em conjunto com o divino nos dá para crescer em sabedoria e emocionalmente. Em breve, surgirão mais discussões e temas como esse, fique atento!




                              ∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾∾



Raquel Helena: 
                         "Eu nasci sem ter idade, meu sangue é de gasolina
                 casei com sete planetas, amei a velocidade"

          Assim como Os Mutantes, em mim reverbera o prazer de fazer da escrita um ato revolucionário. Uma ação a favor do tempo e contra o irremediável esquecimento das coisas simples. E em toda a complexidade do mundo opto em desfazer padrões e criar meios mais sólidos e livres.  Sou recém maior de idade, desde sempre apaixonada pelas artes.  Autodidata, amante dos idiomas e musicista. O próprio nome diz muito sobre mim, Raquel, Ovelha Mansa- um poço de calmaria e tolerância.















segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

CONSEGUE LIDAR COM SUAS EMOÇÕES?

EXTERNANDO                                                                     

                                                                     SENTIMENTOS





Extrair sentimentos de si mesmo, de dentro pra fora, é uma tarefa complicada, onde até mesmo as personalidades extrovertidas podem sentir dificuldades, e quando se trata de externar o que se sente, falamos de demonstrar, esvair e nos livrar do peso de qualquer sentimento, seja ele bom ou ruim.



           

Qualquer sentimento, quando guardado por muito tempo, pode se transformar em outras coisas, como por exemplo o rancor, tristeza... E se for um bom sentimento, pode se tornar neutro, por não ser corretamente colocado para fora, não ser devidamente aproveitado. Mas se temos dificuldade de externa-los e temos que fazer isso, como fazer?


           


Quando se trata de demonstra-los, não quer dizer que o sentimento precisa ser dito com clareza, com todas as palavras- até porque muitas vezes sequer somos capazes de encontrar palavras para isso. Existem, portanto, outras formas de fazê-lo, e essas formas são encontradas na arte. Relatos de próprios artistas dizem que a arte é a forma mais pura e sincera de demonstrar sentimentos. Quando não se encontra palavras para falar, podemos encontrar cores, sons e gestos.


           

O ser humano é um ser sensível, por isso os sentimos facilmente enternecidos com uma música, ficamos tocados por uma peça ou obra de arte. Da mesma forma que famosos o fazem, nós também somos capazes disso, não há exigência alguma de técnicas ou profissionalismo, quando se trata exclusivamente do bem-estar próprio, o importante é se livrar desses fardos e torna-los em algo lindo. 





Você canaliza suas energias para fora, e através da visão ou audição, torna um pouco de si mesmo em arte. Arte da mais pura fonte, feita com todo o coração.






           🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺



Raquel Marconato Marques: 
¨Olha ... 
Vamos passear 
Vamos voar 
Tira a partida 
Acelera a vida 
Vamos amar 
Ande depressa 
A vida tem algo 
Mais para lhe dar¨

Assim como Os Mutantes, em mim reverbera o prazer de fazer da escrita um ato revolucionário. Uma ação a favor do tempo e contra o irremediável esquecimento das coisas simples. E em toda a complexidade do mundo opto em desfazer padrões e criar meios mais sólidos e livres.  Sou recém maior de idade, desde sempre apaixonada pelas artes.  Autodidata, amante dos idiomas e musicista. O próprio nome diz muito sobre mim, Raquel, Ovelha Mansa- um poço de calmaria e tolerância.



terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ZERO WASTE

                                                     
Desperdício Zero:                                          
Como manter uma relação mais amigável com a natureza.




O lifestyle do desperdício zero já existe há um bom tempo, mas felizmente tem ganhado uma fama enorme! Esse desafio é uma forma de não desperdiçar lixo algum ou o mínimo possível, uma forma de se manter longe de algumas substâncias químicas que fazem mal a saúde (presentes no plástico e alguns produtos) e também fazer sua parte com o ambiente.






Existem 4 (e dependendo da pessoa até 5) princípios para esse estilo de vida, e são eles:
©      Recusar: Dispense tudo aquilo que tem potencial de se tornar um lixo não degradável! Aprenda a consumir só o necessário.
©      Reduza: Reduzir tudo aquilo que está em excesso, se libertar do desnecessário!
©      Reutilize: Reutilize tudo aquilo que ainda tiver utilidade, você pode inclusive transformar um objeto em outro!
©      Recicle: Todo “lixo” que tenha que ser necessariamente descartado e não tenha nenhuma chance de ser reutilizado.

Agora o 5º item da tabela que é usado por alguns:



©     
Composte: A compostagem é o ato de se livrar de forma natural do lixo orgânico, depositando cascas de frutas em plantas, criando adubo caseiro...
Outro fator que pode ser essencial para você evitar os produtos industrializados, envoltos de plásticos não biodegradáveis ou que contém substâncias agressivas como os parabenos, triclosen etc. é a filosofia DIY, sigla do inglês Do It Yourself, em português, Faça Você Mesmo, em que você pode utilizar produtos naturais e a embalagem que quiser criando seu próprio produto. Karin Dreyer, blogueira adepta desse estilo de vida há um ano, explica um pouco sobre os produtos industrializados:



Antigamente tudo era natural. Mas com o desenvolvimento de substâncias sintéticas, as empresas enxergaram uma forma de lucrar mais. Bem resumidamente falando, elas passaram a injetar certas substâncias desnecessárias (muitas consideradas tóxicas e cancerígenas) prometendo maior durabilidade e efeitos milagrosos e diminuíram a quantidade dos elementos realmente essenciais para a finalidade do produto (limpar, hidratar etc.) ” 


Um exemplo de produto caseiro natural é um esfoliante muito funcional, é o pó de café, rico em vitaminas. Você faz o café e separa o pó em um prato até secar. Depois armazena em um pote com tampa (se não estiver bem seco, vai mofar). Para quem não gosta de café pode utilizar açúcar, aveia ou outros ingredientes naturais que tenham ação esfoliante. 






⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪

Raquel Marconato Marques: 
¨Olha ... 
Vamos passear 
Vamos voar 
Tira a partida 
Acelera a vida 
Vamos amar 
Ande depressa 
A vida tem algo 
Mais para lhe dar¨
Assim como Os Mutantes, em mim reverbera o prazer de fazer da escrita um ato revolucionário. Uma ação a favor do tempo e contra o irremediável esquecimento das coisas simples. E em toda a complexidade do mundo opto em desfazer padrões e criar meios mais sólidos e livres.  Sou recém maior de idade, desde sempre apaixonada pelas artes.  Autodidata, amante dos idiomas e musicista. O próprio nome diz muito sobre mim, Raquel, Ovelha Mansa- um poço de calmaria e tolerância.